VOIR LE CONTENU

CITROËN GOES ELECTRIC: INSPIRED BY PROS

AS VANTAGENS DOS VEÍCULOS ELÉTRICOS PARA PROFISSIONAIS 

A Citroën aplicou toda a sua sabedoria e longa experiência com clientes profissionais para criar os seus veículos eletrificados. Oferecem as mesmas vantagens que os veículos térmicos e muito mais! 

 

A eletrificação tornou-se na melhor solução para preservar a sua liberdade de circulação num ambiente cada vez mais limitativo para os veículos térmicos.

 

Para além da sua contribuição para a redução das emissões de C02, os veículos elétricos oferecem as seguintes vantagens:

  • redução dos custos, graças aos apoios governamentais, às vantagens fiscais e à diminuição dos custos de utilização,
  • mais conforto para os seus colaboradores graças ao silêncio, à ausência de vibrações e de odores,
  • mais liberdade: não fica limitado nas suas deslocações em zonas de baixas emissões e pode aceder à rede de carga e de estacionamento público.

 

Utilizar os veículos elétricos é, também, uma forma de melhorar a imagem da sua empresa e contribuir para a sua política RSE (Responsabilidade Social das Empresas).

QUAIS SÃO AS SUAS EXPETATIVAS?

Pretende otimizar os custos da sua frota? Os veículos eletrificados beneficiam de impostos e custos de utilização atrativos. O custo total de utilização será particularmente favorável no âmbito de uma utilização intensiva em trajetos curtos.
Apoia uma abordagem eco-responsável? Pretende ter a experiência de uma nova condução elétrica, silenciosa, tranquila e dinâmica? A gama de veículos 100% elétricos e híbrido plug-in Citroën dá resposta a estas expetativas. 
Procura uma solução concreta para os novos desafios de mobilidade em meios urbanos regulamentados, mas, igualmente, em zonas periurbanas e rurais e que não sacrifique as especificidades das suas atividades. 

FAÇA O TESTE!

OS NOSSOS 10 COMPROMISSOS ELÉTRICOS

 

●  8 anos de garantia ou 160.000 km para a bateria de tração (3 anos ou 40.000 km para AMI),

●  Citroën Assistance: uma condução com total tranquilidade 24H por dia e 7 dias por semana,

●  Ë-Expert center: Os nossos peritos cuidarão do seu veículo e responderão a todas as suas dúvidas,

●  Contrato Ë-Service (recomendado): Todas as operações de manutenção, peças e serviços estão incluídas,

●  Solução de carga certificada (recomendada): uma gama completa de Wall Box instaladas por profissionais,

●  Solução de mobilidade proposta em todas as situações,

●  Atualização contínua dos softwares para beneficiar da melhor experiência de condução,

●  Carga do seu veículo a 80% em cada intervenção para os veículos 100% elétricos,

●  Orçamento e marcações online: reserve a sua marcação e calcule as suas prestações Após Venda,

●  O seu veículo é limpo em cada visita.

O QUE DEVE SABER SOBRE A AUTONOMIA

A Citroën apresenta-lhe tudo o que deve saber sobre a autonomia dos veículos elétricos ou híbrido plug-in.

SOLUÇÕES DE CARREGAMENTO

Como carregar o seu veículo, elétrico ou híbrido?

 

Para saber tudo sobre carregamentos diários, descubra as soluções disponíveis.

SERVIÇOS PARA FACILITAR A SUA VIDA COM UM VEÍCULO ELÉTRICO

DÚVIDAS SOBRE VEÍCULOS ELÉTRICOS? A CITROËN RESPONDE!

CUSTO

O veículo elétrico é mesmo mais barato que o a gasolina ou diesel?

A passagem para um veículo elétrico e uma fonte de poupança no dia-a-dia.

 

Exemplo de custo comparativo relativamente ao Novo Citroën C4 e ë-C4 100% ëlectric  para 100 km de deslocação:

● 2,4 € no Citroën ë-C4 100% ëlectric, 

● 8 € no Citroën C4 (térmico). 

 

Custo de utilização dos veículos Citroën (com base num preço de eletricidade a 0,15€/kW para 100 km de deslocação:

● AMI :1,1 €

● C5 Aircross PHEV: 3,5 €

● ë-C4: 2,4 €

● ë-Jumpy/ë-SpaceTourer (230km): 3,6 €

● ë-Jumpy/ë-SpaceTourer (340km): 3,8 €

● ë-Jumper (200km): 3,3 €

● ë-Jumper (340km): 3,8 €

A manutenção de um veículo elétrico é mais ou menos cara do que a de um veículo térmico?

O custo de utilização de um veículo elétrico (sem contar com a energia) é cerca de 30% mais barato que o de um veículo térmico (inclui a extensão de garantia, a manutenção periódica e as peças de desgaste).

Para os veículos 100% elétricos, a manutenção é simplificada: sem operação de mudança de óleo, sem substituição dos filtros de óleo, da embraiagem, ...

As passagens pela oficina são menos frequentes: 1 vez de 2 em 2 anos ou 25.000 km após a revisão do 1º ano.

O nosso contrato de serviço integra a manutenção completa do veículo, incluindo a bateria.

O seguro de um veículo elétrico é mais ou menos cara do que o de um veículo térmico?

O seguro de um veículo elétrico pode ser até 10% mais barato que o de um veículo térmico. 

Qual é o custo de instalação de um terminal de carga em sua casa? Existem ajudas?

Aquando da instalação de um terminal de carga em sua casa, poderá beneficiar da ajuda e do acompanhamento de um parceiro selecionado pela Citroën: ZEborne para a instalação de um terminal de carga em casas individuais e Zeplug para as copropriedades. O custo de instalação será variável em função do tipo de instalação selecionado (tomada reforçada/Wall box) e do tipo de contrato proposto. 

Exemplo para a instalação de uma Wall box em casa individual: 

poderá beneficiar do IVA a 5,5% se o alojamento > 2 anos e com uma redução de imposto de 300€ na Wall box.

● Preço de instalação de uma Wall box e carga em França: 1.195 € 

    541 € s/IVA: Wall Box + 249 € c/IVA Cabo modo 3 estrelas

    373 € s/IVA: Instalação

    onde falta retirar 300 € de redução de imposto.

 

● Preço de instalação de uma tomada Green'up reforçada: 260 € com instalação através do nosso parceiro recomendado ZEborne.

Posso estacionar gratuitamente nos lugares de estacionamento públicos? 

O estacionamento de um veículo 100% elétrico é gratuito em determinadas localidades e com preços preferenciais noutras. 

As autoestradas oferecem preços preferenciais?

A empresa Télépéage T oferece um preço reduzido através da oferta LIBER-T électrique de BIP & GO: 

● Subscrição de portagem a preço reduzido, válido para os veículos 100% elétricos,

● 40 € oferecidos, dos quais 15€/ano durante 2 anos e 10€ de ativação do dispositivo.

AUTONOMIA

Que distância posso percorrer com o meu veículo elétrico?

A questão da autonomia no dia-a-dia, quer sejam trajetos curtos ou longos, é colocada aquando da escolha de um veículo elétrico. 

A Citroën oferece uma resposta através de uma gama variada para poder corresponder às suas necessidades.

A autonomia dos nossos veículos é fornecida de acordo com o protocolo WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures) que oferece aos utilizadores uma visão mais precisa e mais realista dos valores de autonomia, consoante a utilização real do veículo. 

 

Em ciclo WLTP

Até 55 km: SUV C5 Aircross Hybrid e até 650 km em modo térmico

Até 75 km: Citroën AMI 100% elétrico

Até 260 km: Citroën ë-Jumper 100% elétrico

Até 275 km: Citroën ë-Berlingo e ë-Berlingo Van 100% elétrico

Até 330 km: Citroën ë-SpaceTourer 100% elétrico

                            Citroën ë-Jumpy 100% elétrico

Até 350 km: Citroën ë-C4 100% elétrico

 

Para mais informações sobre a autonomia de um veículo em particular, explore as páginas dedicadas dos veículos. Estão, também disponíveis para transferência as fichas técnicas dos veículos.

 

Também é necessário saber que a autonomia real do seu veículo depende, igualmente, de vários fatores:

●  Velocidade,

●  Utilização do aquecimento, climatização,

●  Estilo de condução,

●  Carga transportada.

Quais são os fatores com maior impacto na autonomia de um veículo elétrico?

Podemos identificar, principalmente, 5 fatores com impacto na autonomia de um veículo elétrico:

● Velocidade: Quando mais depressa se deslocar, maior será o consumo de eletricidade. A 130km/h a autonomia é dividida em 2. Estão disponíveis supercarregadores na rede de autoestradas. O tempo de pausa para café ou pequeno-almoço e poderá recuperar até 80% de autonomia em cerca de 30min.

● Temperatura: 

        ø Climatização/aquecimento: É possível verificar uma perda de autonomia de 10 a 30% consoante os modelos.

É recomendável que programe o aquecimento ou a climatização antes de se sentar ao volante, quando este estiver ligado à tomada elétrica. O pré-condicionamento térmico pode ser efetuado através do seu smartphone com a aplicação My Citroën.

        ø Frio: Perda de autonomia de cerca de 5% quando a temperatura exterior for inferior a 0°C.

● Estilo de condução: Foi possível constatar uma perda de autonomia de cerca de 10% com uma condução desportiva.

● Carga transportada: Quando mais carregado estiver o seu veículo (bagagem, carga), menor será a sua autonomia

● Desgaste: Perda de cerca de 10% a 15% após 5 anos de utilização ou 75.000 km. Na Citroën, a bateria apresenta uma garantia de 8 anos ou 160.000 km, o primeiro limite a ser atingido, e esta garantia é aplicável a uma carga de 70% da sua capacidade.

Como fazer se o trajeto previsto for superior à autonomia do meu veículo?

Se pretender efetuar um longo trajeto com o seu veículo elétrico, basta aceder à aplicação Free2Move e subscrever a oferta Charge My Car (4,99€/mês, esta funcionalidade é oferecida durante 1 ano aos clientes ë-C4 100% elétrico no momento de compra do veículo).

A partir do seu smartphone, poderá planear o seu trajeto com previsão:

● Número de paragens a prever,

● Tempo de carga necessário em cada paragem,

● Montante estimado do trajeto.

É possível recuperar energia com o veículo em movimento?

Para os veículos 100% elétricos e híbridos plug-in, está disponível um modo Brake:

● Este permite recuperar energia durante as fases de desaceleração,

● O modo brake, associado a uma condução flexível, pode permitir otimizar a autonomia de 20% em cidade.

Como controlar a autonomia do meu veículo?

Num veículo elétrico, da mesma forma que um térmico clássico, a autonomia elétrica verifica-se assim:

Para um veículo 100% elétrico:

● A autonomia é exibida junto ao indicador de velocidade,

● A autonomia é calculada em tempo real e leva em consideração os diferentes fatores que podem afetá-la.

Para um veículo híbrido plug-in:

● O contador exibe no mesmo ecrã a autonomia elétrica e a autonomia térmica restante,

● Uma luz avisadora azul situada no retrovisor assinala quando se encontra em modo 100% elétrico.

Poderá, igualmente, verificar, à distância, a qualquer momento, o nível de autonomia e o estado de carga do seu veículo, através da aplicação My Citroën.

CARREGAMENTO

De que forma e onde posso carregar o meu veículo?

Quer seja em sua cada, no escritório, em saídas perto de sua casa ou em viagens mais longas, existem várias soluções de carga. 

 

Em casa, é a solução de carga mais utilizada: com esta solução de carga, aproveite a noite para recuperar toda a autonomia.  Numa tomada ou numa Wall box, poderá escolher, em função dos kms que percorre diariamente e das suas possibilidades de carga fora de casa, a que corresponde melhor à suas necessidades. 

A Citroën acompanha-o desde a auditoria à instalação de uma solução de carga com os nossos parceiros ZEborne ou Zeplug.

 

No escritório: para os particulares, informe-se junto da sua empresa sobre as possibilidades de carregar no parque de estacionamento do seu local de trabalho.

Para os profissionais, faça-se acompanhar pelos nossos parceiros no diagnóstico e instalação de terminais de carga em função do tamanho da sua frota elétrica, das suas necessidades em termos de autonomia,...

 

Poderá, igualmente, encontrar de forma cada vez mais fácil, soluções de carga na rua:  em cidade quando sair, nos parques de estacionamento dos centros comerciais ou dos supermercados,... O serviço Charge My Car disponível na aplicação Free2Move irá permitir-lhe localizar os terminais disponíveis, orientá-lo até lá e facilitar o pagamento. 

 

E na rede de autoestradas, poderá beneficiar de terminais de carga rápida que permitem recuperar rapidamente muita autonomia.

Como posso localizar um terminal de carga?

Aquando das suas deslocações, é muito fácil localizar um terminal de carga público no seu telemóvel, basta aceder à aplicação Free2Move e subscrever a oferta Charge My Car (4,99€/mês, esta funcionalidade é oferecida durante 1 ano aos clientes ë-C4 100% elétrico no momento de compra do veículo).

● Localização de mais de 260.000 pontos de carga da rede parceira mais próxima e compatíveis com o seu veículo 100% elétrico ou híbrido. É a rede de pontos de carga mais ampla da Europa,

● Para os veículos 100% elétricos, poderá, igualmente planear os seus trajetos mais longos: cálculo do itinerário que integra a paragem nos terminais de carga.

Quando tempo é necessário para carregar o meu veículo?

O tempo de carga depende de vários fatores, tais como a potência da bateria, mas, principalmente, o tipo de instalação escolhido. 

Existem vários tipos de terminais, domésticos ou públicos, com vários níveis de potência. Para saber tudo sobre as diferentes soluções de carga disponíveis e o tempo de carga, consulte a página dedicada.

Tem à disposição de cada veículo um simulador de tempo de carga disponível nas páginas dos veículos, utilize-o para conseguir escolher melhor a solução mais adequada às suas necessidades. 

 

Alguns exemplos:

SUV C5 aircross híbrido: 100% de carga (55km) em 2h em Wall Box 7,4 kW**

AMI 100% elétrico: 100% de carga em 3h em tomada standard

ë-C4 100% elétrico: 80% de carga em 30 min com um supercarregador*

ë-SpaceTourer 100% elétrico: 80% de carga em 30 min num supercarregador*

ë-Berlingo Van 100% elétrico: 80% de carga em 30 min num supercarregador*

ë-Jumpy 100% elétrico: 80% de carga em 30 min num supercarregador*

ë-Jumper 100% elétrico: 80% de carga em 1h num supercarregador**

 

* Tempo de carga num terminal 100 kW   ** Tempo de carga num terminal 50 kW

Existe alguma normal de carga?

Os veículos elétricos e híbridos Citroën são compatíveis com a norma europeia e, portanto, compatíveis com todos os terminais na Europa.

Os veículos 100% elétricos Citroën (exceto Citroën AMI) são compatíveis de série com a carga rápida no terminal de 50kW para ë-Jumper e 100 kW para os outros veículos da gama.

Como proceder à instalação de um terminal em minha casa?

A Citroën escolheu 2 parceiros para o acompanhar na instalação da sua solução de carga:

● em alojamento coletivo com Zeplug,

● em casa ou empresa com ZEborne.

Para ainda maior simplicidade e facilidade, é totalmente acompanhado: quando as suas necessidades forem determinadas, a auditoria técnica for efetuada e o orçamento for aceite, o instalador encomenda diretamente o equipamento e a instalação em sua casa é feita por peritos. Os nossos parceiros vão acompanhá-lo nos procedimentos administrativos que permitem obter ajudas governamentais ou regionais. O seu conselheiro permanece atento durante todo o processo e efetua um acompanhamento do correto desenvolvimento da instalação.

Graças ao «direito à tomada» uma diretiva europeia, poderá solicitar a instalação de uma solução de carga no seu local de estacionamento em copropriedade ou no escritório, no mesmo contexto que numa casa individual.

Posso carregar o meu veículo elétrico numa tomada clássica?

Pode carregar o seu veículo numa tomada doméstica clássica, com um cabo específico previsto para essa utilização. Num veículo 100% elétrico (exceto AMI) é, principalmente, uma carga de desempanagem uma vez que os tempos de carga são demasiado longos com este tipo de ligação. 

 

Se pretender uma carga mais rápida, opte pela instalação de uma tomada reforçada ou de uma Wall box.

É possível carregar o seu veículo elétrico num parque de estacionamento público?

Se o parque de estacionamento estiver equipado com terminais de carga, o pagamento será efetuado de acordo com as condições tarifárias definidas pelo gestor do parque de estacionamento.

Que cabo deve ser utilizado?

Determinados cabos são fornecidos como equipamento de serie e outros são equipamentos específicos disponíveis mediante encomenda como acessório. 

Para cada carga, o respetivo cabo. 

 

Veículos 100% elétricos e híbridos:

● Cabo modo 2 de série: para utilização numa tomada doméstica.

● Cabo modo 2 reforçado: para utilização numa tomada reforçada.

● Cabo modo 3 monofásico: para utilização numa Wall Box 7,4 kW ou terminal público. No C5 Aircross Hybrid será necessário adquirir como opção, aquando da compra do veículo, o carregador integrado 7,4 kW. 

 

Veículos 100% elétricos:

● Cabo modo 3 trifásico: para utilização numa Wall Box trifásica ou terminal público. Será necessário adquirir como opção, aquando da compra do veículo, o carregador integrado 11 kW.

Posso programar a carga do meu veículo elétrico?

Pode iniciar uma carga, programar a carga diferida e o pré-condicionamento do habitáculo, tudo isto confortavelmente instalado no seu sofá através da aplicação My Citroën.
SERVIÇOS/MANUTENÇÃO/GARANTIAS

Existem contratos de seguro específicos para os veículos elétricos?

Efetivamente, em terminadas seguradoras possuir um veículo elétrico pode representar reduções que vão até 30% no seu contrato.

Como criar a minha conta My Citroën?

Criar a sua conta My Citroën é muito simples, em primeiro lugar descarregue a aplicação na App store ou Play store em função do seu equipamento.

 

Para se inscrever facilmente, tenha o seu certificado de matrícula consigo. Para emparelhar o seu veículo à aplicação e beneficiar de todas as funcionalidades, será necessário introduzir novamente o número VIN e a quilometragem atual do seu veículo.

 

Poderá encontrar o número de chassis (VIN), composto por 17 carateres alfanuméricos, com a referência E do seu certificado de matrícula. Em seguida, encontre facilmente a sua quilometragem ao nível do contador.

 

Quando toda a informação tiver sido preenchida, poderá beneficiar de todo o ecossistema digital do seu Citroën e de todos os serviços conectados simplesmente com a ponta dos dedos.

Como efetuar a manutenção do seu veículo 100% elétrico?

A manutenção de um veículo elétrico é muito simplificada, é um verdadeiro ponto positivo:

● Manutenção menos frequente que num veículo térmico,

● Sem operações de mudança de óleo, de substituição dos filtros de óleo, da embraiagem ou de controlo do escape,

● Passagem em oficina menos frequente: aproximadamente de 2 em 2 anos ou 25.000 km,

● É realizado um diagnóstico sistemático pela rede autorizada Citroën em cada revisão do veículo.

Qual é a duração de garantia da bateria?

Quer seja um veículo 100% elétrico (exceto AMI) ou híbrido plug-in, a Citroën compromete-se a fornecer uma garantia da bateria de tração de 8 anos ou 160.000 km, o primeiro limite atingido, para uma carga mínima de 70% da sua capacidade.

 

No AMI a garantia é de 3 anos ou 40.000 km. 

 

A bateria de arranque (12 Volt) tem garantia tal como o resto do veículo.

Como é realizada a verificação da bateria?

O diagnóstico da bateria é efetuado em cada passagem pela oficina.

 

Para um veículo 100% elétrico, o cliente pode solicitar um "certificado de capacidade da bateria" em cada revisão do seu veículo se dispuser de um contrato de serviço que integre a manutenção.

Posso testar a minha bateria? Como saber se está em bom estado?

Não pode testar a bateria por si próprio. É necessário um equipamento de diagnóstico que vai ler os códigos de defeito e permitir a sua análise.

 

É realizado um diagnóstico sistemático pela rede autorizada Citroën aquando de cada revisão do veículo.

 

Para um veículo 100% elétrico, o cliente pode solicitar um "certificado de capacidade da bateria" em cada revisão do seu veículo se dispuser de um contrato de serviço que integre a manutenção.

O que fazer em caso de avaria da bateria?

O seu painel de bordo fornece-lhe todas as informações sobre o nível de bateria do seu veículo e recebe um alerta de 30 km para os veículos 100% elétricos. Em caso de avaria, está incluída uma assistência rodoviária nas ofertas Citroën que se dirige ao seu encontro em menos de 40 min, em média. 

 

Atenção, não confundir "falta de bateria" com “falta de energia":

● Falta de bateria: 

        ø 70% da capacidade da bateria tem garantia,

        ø Assistência* de 8 anos ou 160.000 km para, pelo menos, 70% da sua capacidade de carga,

        ø Intervenção média em 40 min.

● Falta de energia:

        ø Está incluída uma assistência gratuita nos contratos de serviço e um reboque até ao terminal mais próximo,

        ø Recebe um alerta a 30km antes da falta de energia,

        ø Intervenção média em 40 min.

 

* Para Citroën Ami : 3 anos ou 40.000 km

O que fazer quando, pontualmente, o meu veículo não é adequado para a minha viagem?

Necessita pontualmente de uma maior autonomia? 

A Citroën permite-lhe alugar um veículo a um preço vantajoso. Ao subscrever a opção Mobility Pass do seu contrato de financiamento, beneficie de uma vantagem dupla: 

● Um bónus de 30% oferecido, disponível imediatamente, ou seja, para 18€/mês pagos, o equivalente de 25€/mês creditado na sua conta a utilizar para os seus alugueres. 

● 20% de desconto no aluguer de um veículo em empresas da rede Free2Move. 

Acesso fácil através da aplicação My Citroën.

 

Pretendo viajar para fora das fronteiras europeias?

Está disponível um "carregador universal" como acessório, que permite carregar em qualquer local, independentemente das normas elétricas locais (cabo trifásico equipado com uma caixa de carga multifunções e conectores adaptados às tomadas elétricas utilizadas no país considerado.

O meu veículo elétrico ou híbrido é submetido ao controlo técnico?

Sim, é submetido ao controlo técnico no 4º ano para um veículo novo e, em seguida, a cada 2 anos, tal como os veículos térmicos.
IMPACTO AMBIENTAL

O que acontece às baterias em fim de vida?

O grupo STELLANTIS implementou um processo de recolha e reciclagem das baterias dos veículos elétricos e híbrido e, todos os Pontos de Venda da Europa, em parceria com empresas de reciclagem europeias reconhecidas.

 

A Diretiva Europeia impõe uma eficácia de reciclagem de 50%, pelo menos (consoante o peso da bateria). A STELLANTIS, através dos seus parceiros de reciclagem, assegura uma eficácia de reciclagem de, pelo menos, 70%.