VOIR LE CONTENU

TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE CARREGAMENTO

Quer seja em casa, no escritório ou durante de uma deslocação, existem várias soluções de carregamento para que possa beneficiar do seu Citroën com total simplicidade.
REDE ELÉTRICA
Pode ser monofásica – a maior parte das instalações em casa – ou trifásica. Antes de escolher a sua solução de carga, verifique o tipo de instalação elétrica. 
POSTOS DE CARREGAMENTO

Definem a potência distribuída e o tempo de carregamento do seu veículo elétrico ou híbrido plug-in

Estão disponíveis várias soluções: carregamento standard com uma tomada doméstica ou reforçada, carregamento acelerado através de uma Wall box em casa ou na rede pública, postos de carregamento rápidos e super rápidos na rede pública e autoestradas. Os supercarregadores a partir de 50kw estão equipados com o seu próprio cabo e não são compatíveis com veículos híbridos plug-in.

 
CABO DE CARREGAMENTO

O cabo deve ser escolhido em conformidade com o carregador integrado no veículo e a solução de carregamento utilizada (tomada doméstica, tomada reforçada, Wall box).

Os supercarregadores a partir de 50kw estão equipados com o seu próprio cabo.

 
CARREGADOR INTEGRADO

A sua função é converter a corrente alternada fornecida pelas tomadas e terminais de carregamento (exceto supercarregadores) em corrente contínua para alimentar a bateria. A sua potência condiciona, igualmente, o tempo total de carregamento do veículo.

Estão disponíveis como opção carregadores integrados mais potentes, consoante os veículos, para beneficiar de um tempo de carregamento otimizado.

 
BATERIA

O tempo de carregamento aumenta proporcionalmente à capacidade da bateria de tração.

Nos nossos modelos elétricos e híbridos, a bateria de tração apresenta uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para, pelo menos, 70% da sua capacidade de carga*.

As nossas baterias dos veículos elétricos são compatíveis com carregamentos rápidos ou super rápidos disponíveis nos postos da rede pública.

 

*para Citroën AMI: 3 anos ou 40.000 km

 

AS UNIDADES DE MEDIDA

O quilowatt (kW) e o quilowatt-hora (kWh) são duas unidades de medida com nomes semelhantes. No entanto, expressam conceitos diferentes.

PARA CADA CARREGAMENTO, O RESPETIVO CABO

Existem vários tipos de cabos disponíveis para otimizar o carregamento do seu veículo. Estes cabos estão disponíveis de série, como opção ou como acessório, dependendo do veículo.

CABO MODO 2 STANDARD

Este cabo pode fornecer-lhe até 1,8 kW de potência.
É utilizado para carregar numa tomada doméstica. 

CABO MODO 2 REFORÇADO

Este cabo pode fornecer-lhe até 3,7 kW de potência. 
É utilizado para carregar numa tomada doméstica reforçada tipo Green up e permite melhorar o tempo de carga relativamente a uma tomada standard. 

CABO MODO 3 MONOFÁSICO

Este cabo pode fornecer-lhe até 7,4 kW de potência.
É utilizado com uma Wall box instalada em casa ou num terminal de carga público. A carga em casa numa Wall box permite-lhe recuperar uma autonomia completa em 2 horas para um veículo híbrido plug-in e em menos de 1 noite para um veículo elétrico.

Num veículos híbrido plug-in, será necessário utilizar a opção de carregador integrado 7,4kW para beneficiar deste tipo de carga.

CABO MODO 3 TRIFÁSICO

Específico dos veículos elétrico, este cabo pode fornecer-lhe até 22kW.
É compatível simultaneamente com uma instalação monofásica (Wall box 7,4kW) ou trifásica (Wall box 11kW) em casa ou no trabalho. É ideal para cargas regulares em terminais públicos. Em instalações trifásicas, irá permitir-lhe beneficiar do melhor tempo de carga.

Para aproveitar as vantagens deste tipo de carga, o seu veículo deverá estar equipado com um carregador integrado 11kW (opcional).

CARREGAMENTO PRIVADO: EM CASA OU NO TRABALHO
CARREGAR O SEU VEÍCULO HÍBRIDO

Pode carregar o seu veículo numa tomada doméstica clássica, com o cabo de tomada doméstica fornecido de série. Neste caso, solicite que a sua instalação elétrica seja verificada previamente por um profissional. Se pretender um carregamento mais rápido, opte por uma tomada reforçada ou por uma Wall box. Ambas as possibilidades apresentam características diferentes:

 

  • A Wall box, mais potente, permite reduzir o seu tempo de carga ao máximo.
  • A tomada reforçada é mais económica, mas oferece uma carga mais lenta.

COM UMA TOMADA WALL BOX 7,4 kW

Poderá recuperar 100% da autonomia em menos de 2H.

Autonomia em modo elétrico entre 54 e 55 Km consoante as opções presentes no veículo. A autonomia pode variar em função das condições reais de utilização.

COM UMA TOMADA DOMÉSTICA REFORÇADA 3,7 kW

Poderá recuperar 100% em menos de 4H, ou seja, 55 km de autonomia elétrica.

Autonomia em modo elétrico entre 54 e 55 km consoante as opções presentes no veículo. A autonomia pode variar em função das condições reais de utilização.

COM UMA TOMADA DOMÉSTICA CLÁSSICA

Poderá recuperar 100% em menos de 7H, ou seja, 55 km de autonomia elétrica.

Autonomia em modo elétrico entre 54 e 55 km consoante as opções presentes no veículo. A autonomia pode variar em função das condições reais de utilização.

CARREGAR O SEU VEÍCULO ELÉTRICO

Existem várias soluções de carregamento disponíveis para equipar a sua casa ou as instalações da sua empresa. Estas devem estar adaptadas às suas necessidades de carga e às características da instalação elétrica.

 

  • Wall box 7,4kW ou 11kW: A instalação de um terminal de carregamento Wall box é a solução ideal se pretender beneficiar de tempos de carga otimizados.

 

  • Tomada doméstica reforçada: Tomada de tipo Green’Up. De instalação económica, é conveniente se se deslocar pouco e permite-lhe recuperar até 60% de carga numa noite.

 

  • Tomada standard: É a solução de carregamento do Citroën AMI, uma simples ligação a uma tomada doméstica de 220V é suficiente. Não é aconselhada para os outros veículos elétricos da gama, uma vez que os tempos de carregamento são longos, até 30% de carga numa noite. Pode, no entanto, servir de solução de carregamento ocasional.  Neste caso, solicite que a sua instalação elétrica seja verificada previamente por um profissional.  

 

O tempo de carregamento de um veículo elétrico depende da capacidade da sua bateria, do carregador integrado e da solução de carregamento utilizada.

 

SIMULE O TEMPO DE CARREGAMENTO 

Descubra o tempo de carregamento em função da instalação e ajuste os parâmetros para descobrir a autonomia estimada.

Para o Citroën ë-C4 elétrico, os tempos de carga indicativos são:

 

   ●  Wall box 11 kW: 5h00

   ●  Wall box 7,4 kW: 7h30

   ●  Tomada doméstica reforçada tipo Green'up: 4h30 para 100km ou 9h para 100km numa tomada doméstica standard.

Para o Citroën ë-SpaceTourer elétrico, os tempos de carga indicativos são:

 

    ● Wall box 11kW: de 5h a 7h40 consoante o ,

    ● Wall box 7,4kW: de 7h30 a 11h20 consoante o tamanho da bateria,

    ● Tomada reforçada Green'up: até 60% de carga em 1 noite.

INSTALAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE CARREGAMENTO
A Citroën escolheu 2 parceiros para acompanhá-lo na escolha e instalação da solução de carga mais adequada às suas necessidades. Ficará com a garantia de obter uma instalação de qualidade, ao melhor preço e que cumpra os critérios de elegibilidade para os apoios governamentais.

EM CASA INDIVIDUAL OU EM EMPRESA

A Citroën selecionou o ZEborne como parceiro para acompanhá-lo na instalação do seu terminal de carga em casa individual e/ou em empresa, devido à sua experiência e à sua rede de técnicos certificados em todo o território francês.

EM COPROPRIEDADE

A Citroën selecionou o Zeplug como parceiro para acompanhá-lo na instalação do seu terminal de carga em copropriedade. O Zeplug propõe uma solução sem despesas para a copropriedade e trata de todos os processos administrativos.
ACEDA FACILMENTE À REDE DE POSTOS DE CARREGAMENTO PÚBLICOS

Estão disponíveis mais de 300.000 pontos de carregamento públicos na Europa e a rede encontra-se em constante desenvolvimento, com postos situados estrategicamente junto às suas atividades quotidianas, parques de estacionamento, centros de cidade, centros comerciais, supermercados, autoestrada, estações de serviço. O acesso a estes pontos de carregamento necessita, habitualmente, de um dispositivo ou de uma aplicação dedicada para o acesso e pagamento. Não é possível pagar no local com cartão ou dinheiro.

 

Localize facilmente os terminais compatíveis com o seu veículo e deixe-se guiar até eles através da app Charge My Car da Free2Move. A app Charge My Car permite-lhe desbloquear os terminais e pagar os seus carregamentos com toda a simplicidade. Para utilizar os terminais de carregamento públicos tipo Wallbox, deverá possuir um cabo compatível, disponível como acessório na rede Citroën.

UMA REDE ALARGADA DE SUPERCARREGADORES

A rede em autoestrada de terminais de carga super rápida está em plena expansão. Com Charge My Car*, prepare os seus trajetos longos com toda a tranquilidade: proposta de itinerário, tempo total do trajeto com as paragens para carregar o veículo.

Os supercarregadores a partir de 50kw estão equipados com o seu próprio cabo e não são compatíveis com veículos híbridos plug-in. Permitem recuperar 80% de autonomia dos nossos veículos 100% elétricos em cerca de 30'.

 

* Disponível através da aplicação Free2Move.