VOIR LE CONTENU

TUDO O QUE DEVE SABER SOBRE AUTONOMIA

Pode ter dúvidas sobre se a autonomia de um veículo elétrico será suficiente para dar resposta às suas necessidades. A autonomia dos nossos veículos 100% elétricos vai até 357 km e a dos nossos veículos híbridos até 55 km em modo 100% elétrico, de acordo com a norma WLTP*. 

Estes valores homologados podem variar em função de diferentes fatores: velocidade, temperatura exterior e condicionamento do habitáculo, estilo de condução ou carga transportada. 

 

No entanto, cerca de dois terços dos condutores efetuam menos de 50 km por dia, nos dias úteis, com uma partilha equilibrada entre os trajetos em localidade e estradas. Desta forma, a autonomia dos nossos veículos elétricos irá abranger, muito provavelmente, as suas necessidades diárias, mesmo quando a bateria é fortemente solicitada pelas suas condições de utilização. A autonomia dos nossos veículos híbridos plug-in será, igualmente, suficiente para circular em modo 100% elétrico durante uma parte importante dos seus trajetos.

 

* Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures. 

A SUA CONDUÇÃO E OUTROS FATORES COM IMPACTO NA AUTONOMIA
Descubra em pormenor abaixo os fatores que têm impacto na autonomia. 
VELOCIDADE

A 130km/h, a autonomia de um veículo 100% elétrico está dividida em 2 relativamente à autonomia homologada WLTP. 

Estão disponíveis supercarregadores ao longo da rede de autoestradas para lhe permitir recuperar rapidamente autonomia durante uma pausa para café ou para pequeno-almoço: até 80% em 30min (consoante os veículos, supercarregador de 100kW).

 
TEMPERATURA

As condições climáticas e as respetivas consequências, necessidade de aquecer o habitáculo, de arrefecê-lo têm impacto na autonomia da bateria. 

Utilize o pré-condicionamento térmico quando o veículo estiver a carregar para partir com a temperatura adequada e otimizar a autonomia.

 
ESTILO DE CONDUÇÃO
O seu estilo de condução tem impacto na autonomia do seu veículo, Privilegia uma condução flexível para otimizá-la. 
CARGA TRANSPORTADA
Circular com acessórios no tejadilho ou com um peso de carga significativo terá uma incidência no consumo do seu veículo.  

SIMULAR AUTONOMIA

Simule o efeito da velocidade, temperatura exterior, estilo de condução e da carga transportada na autonomia do veículo. Pode simular o impacto especifico num dos nossos modelos em concreto através do simulador disponível na pagina com todos os detalhes desse modelo.

ECO CONDUÇÃO

CONDUZA COM TOTAL FLUIDEZ

Ao adotar uma condução flexível, estará a evitar um consumo de energia excessivo. Antecipe as suas travagens e desacelerações, limite os solavancos. Nas vias rápidas, adapte ao máximo a sua velocidade, as velocidades elevadas reduzem fortemente a autonomia do seu veículo.

PRÉ-CONDICIONAMENTO DO SEU VEÍCULO

Aproveite o tempo de carregamento para definir o pré-condicionamento do seu veículo, deste modo não terá impacto no nível de autonomia. 

UTILIZE OS DIFERENTES MODOS DE CONDUÇÃO

Utilize o modo Brake para carregar a bateria nas fases de travagem e de desaceleração. Nas versões híbridas, privilegie o modo elétrico para os seus trajetos curtos e o modo híbrido para os trajetos mais longos. Nas versões elétricas, utilize o modo Eco para preservar a autonomia.

        

CONTROLE OS PNEUS

Assegure-se de que os pneus do seu veículo estão em bom estado e com a pressão correta para otimizar o consumo de energia.

DESCUBRA A MOBILIDADE ELÉTRICA CITROËN